Uma Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas.
Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior. A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial.
O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa. Deste modo, é possível que uma empresa crie cursos e treinamentos com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais.
O custo de um treinamento de uma Universidade Corporativa, por sua vez, é menor do que o de um curso normal. Organizar um treinamento interno, com foco nas diretrizes da empresa, elimina alguns investimentos externos e tem uma eficácia melhor, além de oferecer agilidade na absorção de aprendizagem e formação do pessoal envolvido.
De um modo geral, podemos dizer que a educação corporativa é um modelo mais moderno de uma tradicional área de treinamento e desenvolvimento. Ela tem como objetivo conectar as principais estratégias do negócio.
Universidade Corporativa x Universidade Tradicional
Se você não sabe o que é Universidade Corporativa pode ser mais fácil entender a partir da comparação com uma universidade acadêmica tradicional. Neste caso, a Universidade Corporativa difere no sentido de possuir características e funções próprias e específicas que na tradicional não existem.
Neste caso, os cursos e treinamentos da UC tem objetivos de aprendizagem muito bem definidos, onde estão ligados aos objetivos, interesses e estratégias empresariais ao promover a formação dos seus funcionários. Essa é a grande diferença.
A UC tem uma conexão com as competências da organização, pode ser dividida em escolas ou academias, trazendo modelos de educação continuada. Ou seja, de acordo com o momento de cada funcionário dentro da organização.
Enquanto treinamentos tradicionais são desenvolvidos em aulas específicas, a UC tem um conceito mais amplo. Dificilmente um treinamento vai alcançar o mesmo desenvolvimento e, até mesmo, engajamento de uma UC.
Além disso, as Universidades Corporativas têm como foco desenvolver e elaborar conteúdos, materiais e programas exclusivos para atender diretamente as aspirações, objetivos e estratégias da empresa.
Logo, enquanto o departamento de treinamento e desenvolvimento está preocupado em evoluir e desenvolver competências, atitudes e habilidades relacionadas a possíveis problemas existentes em uma organização, a Universidade Corporativa trabalha de forma mais direcionada e assertiva de acordo com o seu próprio universo empresarial.
Vantagens da Universidade Corporativa
Em um cenário econômico onde a concorrência se mostra cada vez mais competitiva, faz-se necessário adquirir vantagens competitivas em relação a outros players no mercado. Uma das maneiras mais eficientes para isso é trabalhar o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos seus funcionários.
Muitos profissionais de Recursos Humanos já perceberam isso. Cada vez mais eles vem se dedicando a implementar novos processos empresariais e a educação corporativa se mostra como um fator de extrema importância para a valorização do capital intelectual nesse processo.
A Universidade Corporativa, por sua vez, surgiu como forma de contribuir para a formação e retenção de profissionais, onde o mesmo se desenvolve, é educado e valorizado por isso. A UC se mostra como uma resposta das empresas aos desafios dos profissionais envolvidos em seus respectivos negócios.
Ainda sobre as vantagens da Universidade Corporativa, podemos citar também: possuem uma estrutura completa de aprendizagem, foco em gestão de resultados, desenvolvimento de competências, cultura empresarial e trilhas de aprendizagem.
A Universidade Corporativa no Brasil
O conceito de Universidade Corporativa surgiu em 1950 nos EUA e só chegou ao Brasil décadas depois, no início dos anos 90, aproximadamente. A AmBev foi uma das pioneiras, ao implementar o modelo UC em 1995. E, de lá para cá, muitas outras empresas começaram a desenvolver projetos nessa área.
O investimento em capacitação no Brasil ainda é baixo. Segundo a ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, são gastas 22 horas por ano em treinamentos. Esse número é 38% inferior aos de treinamentos em países desenvolvidos.
Atualmente o Brasil conta mais de 150 Universidades Corporativas. Grandes empresas como Coca-Cola, Natura, Accor e Sadia possuem escolas. E, além de empresas particulares, órgãos públicos também investem nessa modalidade, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Um dos maiores exemplo de UC é a Universidade do Hambúrguer, pertencente ao Mcdonald’s, empresa norte americana. Ao todo, são sete unidades espalhadas pelo no mundo. Em solo brasileiro foi inaugurada em 1996 e atende a mais de dez países da América Latina.
Como trabalhar a Universidade Corporativa em uma empresa
A grande maioria dos cursos e treinamentos oferecidos a partir de uma Universidade Corporativa se dá em ambiente virtual. O ideal, nesse caso, é procurar no mercado uma solução de ensino a distância que contemple todas as funcionalidades e recursos necessários para o bom funcionamento da sua UC.
A Universidade Corporativa é um recurso considerado extremamente eficiente para o alcance de objetivos e metas empresariais. Se você é um profissional de Recursos Humanos e está buscando trabalhar a educação corporativa de forma eficiente em sua empresa, considere a criação de uma UC. A partir de uma plataforma EAD, é possível desenvolver colaboradores com foco em resultados práticos. A HeroSpark, por exemplo, é uma plataforma de empreendedorismo digital, que oferece diversas opções para trabalhar de forma eficiente a Universidade Corporativa de sua empresa.
*Por Christian Aguilera, Inbound Marketing na HeroSpark
Imagem: Shutterstock
Fonte: https://www.itforum365.com.br/o-que-e-universidade-corporativa/